Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lembranças

O deslumbramento, o sonho, a sedução, a celebração...

Lembranças

O deslumbramento, o sonho, a sedução, a celebração...

 

FERNANDO SAVATER (Filósofo) - sobre a indisciplina nas escolas. Especialistas reunidos em Espanha sobre o aumento da violência nas escolas e que segundo o autor reflecte crise de autoridade familiar

 

Especialistas em educação reunidos na cidade espanhola de Valência defenderam que o aumento da violência escolar se deve, em parte, a uma crise de autoridade familiar, pelo facto de os pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade fundamentalmente para dentro da escola, em especial para os professores.
Os participantes no encontro 'Família e Escola: um espaço de convivência', dedicado a analisar a importância da família como agente educativo, consideram que é necessário evitar que todo o peso da autoridade sobre os menores recaia nas escolas.
'As crianças não encontram em casa a figura de autoridade', que é um elemento fundamental para o seu crescimento, disse o filósofo Fernando Savater.
'As famílias não são o que eram antes e hoje o único meio com que muitas crianças contactam é a televisão, que está sempre em casa', sublinhou.
Para Savater, os pais continuam 'a não querer assumir qualquer autoridade', preferindo que o pouco tempo que passam com os filhos 'seja alegre' e sem conflitos e empurrando o papel de disciplinador quase exclusivamente para os professores.
 

 

Texto recebido por e-mail sem indicação do autor

 

Ver também  e  Ainda mais  e mais